Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 184
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 

"Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava se seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma."
Este romance lembra muito o livro "A culpa é das estrelas". 
Começa com Landon recordando seu passado. Ele volta 40 anos no tempo, quando tinha apenas 17 e conta a sua rotina e de um grupo de adolescentes. Durante as descrições da narrativa, muitos de nós poderemos nos identificar ou lembrar de alguns de nossos amigos, pois são personagens que passam por situações as quais estamos acostumados a vivenciar.
Por causa da história dos personagens, somos levados a refletir sobre questões morais e éticas, fé e religião. Não que o livro pregue alguma doutrina, nada disso. 
Landon é um rapaz que tem boas condições financeiras. Seu avô, quando era novo, conseguiu ganhar bastante dinheiro, mas de uma forma não muito louvável. Adolescente rebelde, andava com os jovens mais populares da sua turma, iam tomar cerveja num barzinho, encontrava-se com seu amigos à noite no cemitério.
Jamie era filha de um pastor da Igreja Batista e foi criada com regras bem rígidas e acostumada com uma base moral e cristã muito forte. Perdeu sua mãe quando ainda era muito pequena, tinha uma vida bem simples, com algumas dificuldades, que ela preenchia ajudando a todos que precisassem.
Landon e Jamie estudavam juntos há anos, fato bem compreensível, visto que moravam numa cidade pequena, mas apesar de estarem na mesma turma, não conversavam. Jamie era o tipo de garota que Landon jamais se interessaria.
Mas, por conta do destino, Landon acaba convidando Jamie para o baile da Escola, por não ter outra alternativa e, a partir daí tudo muda...
"Um amor para recordar" vai fazer você pensar, refletir, recordar e também chorar. 



Deixe um comentário

Poste seu comentário!