Autor: Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática
Ano: 2013
Páginas: 104
Gênero: Paradidático- Infanto-Juvenil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 

Leo e Kica se teclavam pela internet e se apaixonam quando se vêem um dia na praia. Para impressionar Kica, Leo leva, escondido do pai, um relógio raro para a exposição de objetos antigos da gincana promovida pela prefeitura. À noite, as raridades expostas desaparecem e, no lugar, é deixado um código matemático. Será uma pista? Outros roubos se sucedem na cidade, no rastro outras expressões matemáticas. O garoto se desespera, precisa reaver o relógio do seu pai, procura ajuda de uma professora para decifrar os misteriosos códigos e chegar ao ladrão. Em meio a muito nervosismo e suspense, Leo vai descobrindo o quanto a matemática pode ser interessante, fácil e útil para resolver as mais diversas dúvidas e problemas.
Simplesmente me apaixonei por este livro! Tenho certeza que os estudantes irão adorar! A história é bem atual e envolve suspense, romance, muita ação e, é claro, a matemática! Por causa do enredo, surge a necessidade do estudo de polinômios, então no meio da história, vai sendo construído com o leitor a ideia de expressões algébricas, perímetro, área, monômios, binômios, trinômios e polinômios, adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios, com ilustrações para auxiliar o entendimento. O livro ainda possui um mini almanaque e um encarte com atividades suplementares.
Ele narra a história de um garoto que conversa com uma menina pela internet, depois eles marcam um encontro para se conhecerem e acabam namorando. 
Na cidade para onde ele se dirigiu está havendo um festival de verão, com apresentação de muitas bandas de rock. Além de gostar deste estilo de música, gosta de surfar e esta cidade tem uma praia. 
Começa uma gincana e uma das tarefas é levar algum objeto antigo e ele, para impressionar sua namorada, pega sem pedir, um relógio que foi do seu bisavô, que é de ouro maciço português. Mas imaginem o que acontece!? O local onde estavam os objetos da exposição é assaltado! O garoto fica apavorado e resolve ir até lá e percebe que há uma pichação que não tinha antes. Ele fotografa, com seu celular, e mostra para a namorada. Os dois pensam que pode ser algum tipo de código e resolvem pedir ajuda a uma professora de Matemática. 
Como os garotos têm interesse em descobrir o que é este código, começam a aprender tudo sobre polinômios, mesmo antes de aprenderem na escola, com auxílio da professora de Matemática. Acabam descobrindo muitas coisas e se envolvendo demais no caso do assalto, que começa a acontecer em série. 
Será que eles vão descobrir o(s) responsável(is)? Será que vão conseguir recuperar o relógio? E o namoro, vai continuar após tantas confusões? Não deixem de ler este livro!!!



Um Comentário

Poste seu comentário!