Autores: Dado Villa-Lobos, Felipe Demier e Romulo Mattos
Editora: Mauad
Ano: 2015
Páginas: 256
Gênero: Biografias e Memórias
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 

"A certa altura, ficou impossível continuar, a música não repercutia mais. Dava a impressão de que nos apresentávamos para ninguém. O nosso som não estava sendo escutado e nós não tínhamos retorno algum da plateia; ou, melhor dizendo, recebíamos uma resposta muito ruim, pois parecia que uma parte da massa se rebelava contra a banda. O Renato ficou colérico porque as pessoas jogavam no palco aquelas bombas de artifício em forma de pequenas dinamites. Lembro que a cena era surreal: eu tocando e as bombas caindo e explodindo ao meu lado. E o roadie, com um copinho d'água, tentava apagá-las ou chutá-las. O Renato ameaçou encerrar o show se o público não parasse com aquilo e anunciou, como punição, que pularia três músicas do setlist. Ouvimos muitos xingamentos. (...) De fato, o tempo fechou no estádio Mané Garrincha e chegou uma hora em que a ação da massa aparentava não ter mais nada a ver conosco: ela se autonomizara por completo e criara um caos com vida própria. Era como se estivessem acontecendo dois eventos paralelos no estádio, e a nossa apresentação era o evento secundário diante de uma multidão raivosa."

Fui presenteada com este livro no meu último aniversário e, como fã da Legião, é desnecessário dizer o quanto amei!!!
Demorei bastante tempo para lê-lo e, por isso, minha filha ficava "pegando no meu pé". Num determinado dia, quando terminei de ler mais um trechinho, me peguei recordando momentos, de poucos anos atrás (risos), de situações vividas, ao som da Legião. E me dei conta do porquê desta leitura andar tão devagar! Além das recordações, ao avançar mais páginas e sabendo como esta história ia acabar, diminuía o ritmo, não queria que o Renato morresse! Não queria o fim da Legião! Pode parecer ( e sei que é loucura!), mas percebi que estes sentimentos me invadiam...
O Dado conta como foi sua vida, na Legião, e antes de ser um legionário. Narra como tudo começou, o convite para participar da banda, seus primeiros shows e as dificuldades de quem está começando. Conta dos problemas  que tinham. Também de como conheceu a Fernanda e como ficou com ela. Das dificuldades do Renato e de como faziam para tentar lidar com isso. Mostra quando a banda começou a ficar reconhecida e as outras dificuldades trazidas pelo sucesso da Legião, como os inúmeros convites para shows, nas mais diferentes regiões do Brasil.
O livro é lindo, com fotos de diversos momentos de sua vida! E o Dado é muuuuito lindo!
Antes de terminar, preciso dizer que, ainda estava lendo "Memórias de um legionário", quando o Dado e o Bonfá, convidaram o André Frateschi para realizarem vários shows, para comemorar os 30 anos do lançamento do 1º disco. A turnê foi denominada "Legião Urbana XXX anos". E, no dia 15/11/15, fui a Pelotas e assisti ao show!!! Para mim, um sonho realizado! Uma experiência surreal! E, antes que falem, também penso que a Legião, sem o Renato, não tem como continuar. Mas, foi bom demais assistir ao show! E sei que todos lembraram com muito carinho do Renato, que, obviamente, foi homenageado!
Voltando ao livro, não deixem de lê-lo!!!




Deixe um comentário

Poste seu comentário!