Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 168
Gênero: Biografias e Memórias
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 

vinte e nove dias sem álcool e drogas: o diário que o líder da Legião Urbana escreveu na clínica de reabilitação. O relato escrito por Renato Russo entre abril e maio de 1993, expondo sua luta contra a dependência química e pela vida, finalmente está à disposição de seus fãs. Um depoimento íntimo, corajoso e repleto de humanidade. Mais do que os bastidores de uma das maiores bandas da música brasileira, e mais do que a reafirmação da sensibilidade do astro do rock, o que emerge destas páginas é o grande homem por trás do mito, determinado a se erguer das sombras em busca de luz.

Já contei que sou fã da Legião Urbana, mas confesso que esperava mais deste livro...
Mas, o erro foi meu, pois já havia lido que era como um diário do tempo em que Renato esteve internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos.
O fato é que, como fã e conhecedora das letras de suas músicas, esperava "grandes tratados filosóficos", poesias, dramas ou crônicas deste momento difícil e, o que encontrei, foi um relato de um dependente químico que, com muita coragem, procura se livrar do vício.
Mas, é preciso reconhecer todos os méritos desta obra! Não é fácil relatar suas fraquezas, dificuldades, erros e aspectos negativos. E é o que vemos aqui! Um homem valente, sendo verdadeiro, se redescobrindo e se avaliando diariamente, procurando ser cada vez melhor. É, sim, um relato de alguém que despe sua alma e se revela, com muita coragem a um mundo invadido por diversos tipos de pre-conceitos.
Este livro é composto por anotações diárias que Renato fez quando esteve em Vila Serena, e que faziam parte do seu Plano de Tratamento. Algumas páginas trazem "recortes" desta escrita e de alguns desenhos feitos pelo Renato. Quem é fã, vai identificar partes de letras de suas músicas aqui. De fato, Renato as escreveu enquanto estava na clínica e posteriormente, as aproveitou em suas músicas.
Um livro para te fazer refletir!




Deixe um comentário

Poste seu comentário!