Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo século
Ano: 2014
Páginas: 424
Gênero: Juvenil

Resenha por: Luísa
Nota: ★★★ + 

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida - e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não que isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe extamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Assumo que demorei para pegar este livro. Assumo também que depois que peguei demorei o dobro do tempo para terminar de ler, mas aqui estou eu, ainda meio atônita, depois de terminar esta leitura. Desde que conheci este livro sabia que ia me identificar muito com a Cath, mas eu simplesmente não consigo explicar, quando ela ficava feliz eu também estava, quando ela ficava triste eu sofria junto com ela e assim seguia.

A história conta sobre a vida de Cath, uma garota que acaba de engressar na faculdade e está se sentindo completamente perdida e solitária. Ela tem uma irmã gêmea chamada Wren e, como todas as histórias sobre gêmeas, uma é totalmente o oposto da outra. Enquanto Cath é antissocial, Wren é festeira e gosta de estar rodeada de pessoas, mas é óbvio que aparência não poderia ser a única semelhança entre elas, então as duas irmãs são completamente apaixonadas e viciadas na saga de livros o Simon Snow, por um tempo elas escreviam diversas fanfics juntas sobre um romance gay entre dois personagens, mas agora Wren simplesmente não quer ser colega de quarto da irmã na faculdade, pois segundo ela as duas já dividiram quarto a vida toda e por isso precisam conhecer pessoas novas e abrir seus horizontes. Cath não aceita isso mas como não tem muita escolha, acaba dividindo o quarto com outra pessoa. Com dificuldades de se relacionar e fazer novas amizades, Cath passa a maior parte do seu primeiro semestre trancada no quarto ou na biblioteca escrevendo mais capítulos de sua fanfic, até que sua colega de quarto decide que vai ser sua amiga. Muitas coisas acontecem, e a vida e personalidade de Cath mudam drasticamente em apenas um ano. O amadurecimento durante a narrativa é uma das coisas que mais impressiona o leitor. 

Narrado em terceira pessoa, Fangirl é um livro totalmente envolvente e cativante, principalmente para jovens leitores de fanfic como eu. Em alguns momentos eu me senti até ofendida com algumas coisas que a professora de Wren falava sobre as fanfics. Uma coisa que eu amei e é totalmente irrelevante na história é o nome das irmãs, quando a mãe delas ficou grávida esperava somente uma menina e o nome seria Catherine e por preguiça de escolher outro nome, dividiu este ao meio deixando Cather para um lado e Wren para outro. Não mencionei no resumo que elas foram criadas pelo pai, pois a mãe abandonou a família, outro fato que piorava muito a incapacidade de Cath em fazer amigos e confiar nos outros, imagino que por medo de confiar em alguém e esta pessoa a abandonar novamente. Porém este fato também é mais uma coisa que deixa o amadurecimento dela mais relevante.
O ponto negativo que eu vi na história foi o final, que me decepcionou muito já que eu estava completamente apaixonada pelo livro. As últimas páginas não são muito esclarecedoras, já que não nos conta várias coisas sobre o novo romance dela e nem mesmo sobre o paradeiro da mãe, mas mesmo assim irei dar 5 estrelas e 3 corações, pois o enredo inteiro do livro me agradou muito. 


4 Comentários

  1. Olá, Luísa! Eu estou com Eleanor & Park em casa, e estou super ansiosa para ler. Tenho muita vontade de ler todos os livros da autora, inclusive Fangirl, que parece ser ótimo. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com Eleanor & Park na minha estante, mas estou adiando um pouco pois vi muitos comentários negativos sobre o final, então estou com um pouco de medo... hahaha

      Excluir
  2. Eleanor & Park me deixou sem vontade de ler Fangirl. :(

    http://www.escritordeconta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li muitos comentários negativos sobre Eleanor & Park e como ainda não li não posso falar nada, mas Fangirl é maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar se der uma chance.

      Excluir

Poste seu comentário!