Antes do Natal de 2014 vi numa loja um quebra-cabeças do Romero Britto e, instantaneamente, me apaixonei por ele! Trata-se de uma imagem de uma família lendo e era isto que eu visualizava na sala da minha casa!
Peguei-o na mão, olhei: 6000 peças, mas a paixão nos torna cegos a estes “pequenos” detalhes.... Na verdade, pequenas eram suas 6000 peças!
Então olhei suas dimensões: 105 x 155 cm (o maior puzzle produzido no Brasil em dimensão!). Isto para mim, não se tornou uma “advertência”, pois meus olhos estavam fixos no quadro, na parede da minha casa (que ainda vou ter!). Pensei rapidamente que era grande, mas maior era minha vontade de comprá-lo... Olhei para minha filha e pensei ele é mais ou menos da tua altura e rimos da situação.
Enfim, comprei o danado! Mas não abri a caixa, esperando o começo das minhas férias. Quando finalmente a abri, junto com a Luísa, falei: vamos separar as peças com cantos retos para começarmos pelo contorno. Só que ficamos o resto da noite, fazendo esta separação num mar sem fim de peças! E então começamos a fazer outra seleção: uma pequena separação das peças por cor. Tarefa nada fácil, pois várias peças possuíam mais de uma cor. Onde colocá-las??? Depois desta noite, a Luísa me abandonou e disse que voltaria a me ajudar quando ficasse mais fácil, quando restassem menos peças para encaixar.
Não falei para ninguém, mas confesso agora que, no dia seguinte, sem saber por onde começar, passou pela minha cabeça desistir... Mas foram breves segundos e já retornei a minha atitude normal: não desistir, persistir! E esta decisão me ajudou a tirar algumas lições. A medida que montava o quebra-cabeças, fazia muitas reflexões, que quero dividir agora com você!
Olhei atentamente para a imagem da caixa, uma linguagem não-verbal e pensei na mensagem que trazia. E logo, pensei no blog e pensei em fazer uma resenha! Loucura? Talvez...
No início, o quebra-cabeças representava para mim uma situação semelhante ao do escritor em frente a uma folha em branco: mais que um desafio, uma promessa!
Ao olhar apenas para uma peça, muitas vezes igual ou quase igual a várias outras, ela não me dizia nada, como uma palavra solta, um artigo... Em outras peças, conseguia definir um pouco mais, como um substantivo, mesmo sem saber ao certo sua qualidade... Ao conseguir encaixá-las, era como se surgissem frases diante dos meus olhos e sabia que este era o caminho para chegar a conclusão desta produção.
Muitas vezes surgia a dúvida se aquelas palavras, digo peças, estavam seguindo a concordância, das cores é claro! As nuanças entre as cores são muito sutis e às vezes, só após terminar um pedaço do quebra-cabeças me dava conta que não estava certo. Como ao reler um texto, percebemos que cometemos algum erro gramatical...
Quando temos que apresentar um texto que tenha tantas páginas, muitas vezes não comemoramos tanto cada palavra escrita, como comemoramos cada peça encaixada. E como não tenho um contador, precisei fazer isto da maneira mais antiga e contei: já tenho 969 peças encaixadas! Urrull!

E nem falei de toda a matemática envolvida... É necessário classificar e separar as peças pela cor, pelo formato... Buscar toda a lógica das figuras da imagem... Calcular, através da proporção, o tamanho real das imagens correspondentes na caixa... É raciocínio puro!
De tempos em tempos, vou ir postando fotos aqui para que vocês possam acompanhar a montagem.
E espero que você não tenha a mesma postura das outras pessoas que o viram: o que é isto? Isto é coisa para loucos! Não tens mais o que fazer?
Desculpe-me, na verdade, você pode e deve ter sua opinião. Eu é que devo saber que na vida muitas vezes não seremos compreendidos, que nem todos irão gostar do que gostamos, nem querer fazer o que fazemos e muitos ainda irão querer nos criticar, colocar "para baixo"... Nós é que devemos saber enfrentar as dificuldades vindas da diversidade e superá-las com determinação!


8 Comentários

  1. Nossa, achei o desafio incrível! Tenho procurado um quebra-cabeça para colocar no meu quarto, mas não pensei num tão difícil quanto esse. Ainda assim, boa sorte e traga mais imagens, estou torcendo muito para que você consiga! :)

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlia! Realmente é um desafio enorme! Continue torcendo, pois toda ajuda é bem-vinda! Um abraço, Leila

      Excluir
  2. Noooossa! Nunca que eu teria paciência pra isso! uahsuas

    ps.: o layout mudou? tá lindo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Realmente é necessário muuita paciência e persistência! Logo postarei fotos atuais! Um abraço, Leila

      Excluir
  3. Anônimo28/10/16

    Olá meu nome é Ariana e estou montando esse aí se vc puder mme enviar fotos de algumas partes da montagem Help!!!
    Email : ariananega@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei achar mais fotos, mas não sei o que fiz... Acho que acabei excluindo...

      Excluir
  4. Oi vc poderia me dizer aonde vc colou ele pois quero montar um mas não sei aonde colsr

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostaria de saber se vc tem fotos dele montado bem próximas .. se pudesse mandar para o meu @mail.. gioliveira2312@gmail.com

    ResponderExcluir

Poste seu comentário!