Autora: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 387
Gênero: Infanto-juvenil

Resenha por: Luísa
Nota: ★★★ + 

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista de séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deus do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Demorou, mas eu li. Sempre conheci a história de Percy Jackson (pela forma que estourou, acho que seria impossível não conhecer), mas nunca tive vontade de pegar o livro e ler por não gostar muito de mitologia, o que é culpa da escola! Tudo mudou por causa de uma amiga, ela me incomodou tanto que eu decidi assistir aos filmes e mesmo que todos os leitores tenham achado horrível eu gostei e então decidi ler. Após terminar o livro eu pensei: "esta é a mesma história?".

O primeiro volume da série nomeada Percy Jackson e os olimpianos nos apresenta a história de Percy Jackson, um menino de doze anos que além de ser disléxico tem déficit de atenção. Ele vive com a mãe e o padrasto, já que seu pai os abandonou quando era muito pequeno, a relação de Percy com o novo marido de sua mãe é completamente turbulenta, é óbvio que eles não gostam um do outro e fazem questão de demostrar isso. Nestas férias escolares Sally e Percy vão acampar, mas este passeio acaba sendo arruinado por um criatura mitológica enorme que está atrás do menino, como resultado disso ele é guiado pela mãe e pelo amigo Grover até a colina meio sangue, onde sua mãe é deixada para trás. Em meio a isso tudo, Zeus e Posseidon estão se preparando para uma guerra, o Raio Mestre de Zeus foi roubado, e como um deus não pode roubar a arma de poder de outro, o principal suspeito para o ato é Percy, filho de Poseidon. Junto aos seus novos amigos, Percy Jackson terá que achar e devolver o raio até o solstício de verão e ao mesmo tempo procurar sua mãe por todos os lugares. Nesta busca muitas coisas irão acontecer e muitos obstáculos irão impedi-los de completar a missão.

Que este enredo é maravilhoso, já estava evidente, o que me preocupava antes da leitura era o modo com que Rick iria contar esta história. Meu medo com livros que contém fatos históricos e mitologias é este: se carregar muito para o lado conceitual fica pesado e cansativo para uma leitura de lazer. Mas em Percy Jackson isto não acontece, acho que por ser um livro voltado para o público infantil e juvenil ele acaba tendo uma linguagem totalmente leve, o primeiro capítulo, por exemplo, eu li em inglês, pois a sua maior parte é com frases como: "Meu nome é Percy Jackson", "Eu tenho doze anos", "Eu não gosto de ser um meio-sangue". Devo acrescentar que o filme parece ser outra história, tiraram coisas que não precisavam tirar e acrescentaram coisas inúteis (ainda assim é um filme bom, na minha opinião), E A ANNABETH É UMA FUCKING LOIRA! Enfim, super recomendo para quem quer aprender mitologia, mas sem aqueles livros de história cansativos. Minha nota é 5 estrelas e 1 coração. 


4 Comentários

  1. Eu não li Percy Jackson e, até o final de 2014, não era um objetivo. Mas algumas pessoas me indicaram e, por incrível que pareça, eu me interessei. Ainda não sei quando vou ler, mas é uma ideia para 2015: ler Percy Jackson e Jogos Vorazes. Eu amei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO ASSIM VOCÊ NÃO LEU JOGOS VORAZES? O que você está fazendo aqui garota? Vai ler! Hahahaha
      Brincadeiras à parte, realmente é um livro maravilhoso, tem de tudo: romance, ação, aventura, suspense. Eu amoooo.
      Quanto a Percy Jackson eu não fiquei completamente apaixonada pelo primeiro livro, mas ele é bom e super gostoso de ler.

      Excluir
  2. Eu já li os 5 livros e amei. Li porque comprei para minha filha e gostamos de ler os mesmos livros (quando possível) para comentarmos juntas, ela depois continuou lendo todos os outros que o Rick Riordan publicou, eu infelizmente parei nos 5 primeiros do Percy Jackson, mas quando tiver oportunidade lerei os outros.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal! Eu e minha mãe também gostamos de ler os mesmo livros e de assistir as adaptações cinematográficas!
      Beijos

      Excluir

Poste seu comentário!