Autor: James Dashner
Editora: Vergara e Riba
Ano: 2010
Páginas: 428
Gênero: Ficção de Terror e Suspense

Resenha por: Luísa
Nota: ★★★ + 

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o calhem e o apresentam "A Clareira", um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garoto, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mar para isso terá que descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.
Quem me conhece sabe, eu amo distopias, tenho várias na minha estante, mas esta sem dúvidas é uma das melhores que eu já li. Nunca tinha lido um livro do James, e só fiquei sabendo sobre esta série por ter ganhado sua adaptação para o cinema no início de 2014, e no momento em que eu descobri sobre ele, não me interessei muito, só depois de ouvir muitos elogios - inclusive do meu irmão - e estar curiosa para ver o filme, comecei a ler e não consegui mais parar. A história que o autor nos conta é envolvente e você começa a entrar nela e querer ajudar os meninos a descobrir como sair do labirinto.

Maze Runner conta a história de Thomas, um garoto que não lembra nem ao menos a sua idade, que foi jogado em uma caixa misteriosa e levado para "A Clareira", um lugar mais misterioso ainda, onde vivem diversos garotos, apenas do sexo masculino, lá eles trabalham e sobrevivem, recebendo por esta caixa a cada mês um novo calouro e a cada semana novos suprimentos. Um dos trabalhos que mais interessou o garoto foram os "Corredores", estes entravam no labirinto durante o dia para explorar e tentar achar uma saída. E isso seria uma atividade fácil, se não pela presença dos "Verdugos" que são monstros horripilantes que são meio animal, meio máquina e estão lá, é óbvio, para machucá-los.
Por dois anos foi assim que a Clareira funcionou, porém após a chegada de Thomas, tudo mudou. Depois de encontrarem um Verdugo morto no labirinto, eles recebem um sinal, a caixa irá levantar. Não poderia ser um novo calouro, já que Thomas só chegou há um dia, porém quando recebem suprimentos, não são avisados.
Ao chegar ao buraco da caixa, eles encontram uma garota, a primeira garota levada a Clareira, ela estava desacordada e todos pensaram que ela estava morta, mas de repente ela levanta e fala sua frase "Tudo irá mudar", por fim, volta a dormir com o braço levantado, em sua mão, um papel "Ela é a última".

Nenhuma palavra que eu escrever vai poder expressar o que eu senti lendo este livro. A história é maravilhosamente envolvente, a escrita do James é direta e com detalhes na medida certa. Depois de receber muitos elogios sobre este livro, eu fui ler com expectativas muito altas, e devo dizer que todas elas foram superadas. Eu achei que ia ser uma narrativa parada, já que eles vivem em um labirinto, e quando olhei o número de páginas, já imaginei que era tudo enrolação. Mas não! Tudo que está ali tinha que estar. É um livro simplesmente maravilhoso, leiam! Minha nota é óbvia: 5 estrelas e 3 corações.


4 Comentários

  1. Esse ano foi o ano das distopias pra mim. Depois de Divergente, eu fiquei viciada em distopias. A sinopse desse livro é um pouco diferente, mas a sua resenha ficou ótima e me deixou curiosa, vou querer ler. :D

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, tenho certeza que você vai gostar!

      Excluir
  2. Sou apaixonada pela série recomendo demais a todos meus amigos....a historia é mt boa e ficção científica é o melhor tipo de classificação(minha opnião) SOU AMANTE DESTA PÁGINA...MT FÃ DE VCS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo os livros! E estou gostando bastante dos filmes também (embora tenham mudado muito a história), já assistiu? Obrigada por acompanhar, ficamos muito felizes. Beijos!

      Excluir

Poste seu comentário!