Autor: Luzia Faraco Ramos 
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 158
Gênero: Pedagogia
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 

A educação matemática precisa de atitudes inovadoras e criativas. A autora deste livro, professora Luzia Faraco Ramos, diz que quando a criança constrói e "reinventa" os conceitos brincando com elementos concretos, a partir de sua realidade, ela se torna autora de seu saber. Assim, aprende e compreende as ideias matemáticas com naturalidade e sem complicação. Em Conversas sobre números, ações e operações - Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos, escrito em tom coloquial e dirigido aos educadores do 1º ao 5º ano, Luzia recorre à sua profunda experiência de autora e docente para sugerir procedimentos que estimulem na criança o prazer de compreender a matemática. Além de apresentar uma nova alternativa para o ensino da disciplina, a autora oferece diversas possibilidades de aplicação dos conceitos em sala de aula, com jogos, vivências e dinâmicas, acompanhados de ilustrações voltadas para o aluno, as quais facilitam e enriquecem o trabalho do educador.  
Tenho certeza que, como eu, você irá aprender muito com este livro!
Quem já não pensou ou conversou com alguém que estava achando sua aula de matemática chata, desinteressante e também não estava entendendo para que serviria esse aprendizado? Precisamos ter clara a ideia que os estudantes de hoje não são como há anos atrás. Eles têm acesso a muitas informações, questionam ordens e querem entender qual é a aplicação do que estão aprendendo, por isso, precisamos repensar antigos hábitos, antigos métodos de ensino. Esta é a questão! 
Neste livro, a Luzia expõe metodologias e teorias, além de práticas que auxiliam os estudantes a "redescobrirem" conceitos, para que possam aprender através de jogos, brincadeiras e situações do seu dia a dia ou com o trabalho usando materiais concretos, numa linguagem simples e acessível, para que professores e professoras do 1º ao 5º ano possam entender suas ideias e aplicá-las nas suas aulas.
Aqui, encontraremos as noções necessárias à construção do número operatório e do sistema de numeração decimal, a construção conceitual das quatro operações básicas, bem como técnicas operatórias, além de jogos que estimulam a agilidade em cálculos.
"O fazer matemático não é - e não pode ser - um exercício de cópia e repetição de ações mecânicas e sem sentido. A matemática é uma ciência lógica, clara e objetiva, e, se soubermos construí-la passo a passo, com concretude e significado, poderá cumprir, entre outras funções, as de desenvolver as habilidades de contar, calcular, medir, estimar, organizar, generalizar e encontrar soluções para nossa vida. Podemos estimular, promover e desenvolver nas crianças e adolescentes a capacidade progressiva de abstração. Mas os primeiros passos para que isso aconteça são concretos, precisam ser vividos, compreendidos e reinventados pelos alunos."
Aprenda mais sobre esse "fazer matemático", lendo este livro.Você vai amar!


2 Comentários

  1. Eu sou do time dos questionadores mesmo, acho que como é muita troca de informações, os jovens não veem razão para aprenderem tal coisa se vão trabalhar com outra. Eu penso assim, talvez esse livro seja para mim. Saudade de vocês duas! Beijos

    ResponderExcluir

Poste seu comentário!