Autora: Maria Mariana
Editora: Agir
Ano: 2014
Páginas: 128
Gênero: Infanto Juvenil

Resenha por: Luísa
Nota★★ + 

O livro traz revelações íntimas de uma adolescente: o súbito interesse pelo sexo, a questão das drogas, a importância dos amigos, as relações com os pais. E a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios. Essa é a matéria-prima deste Confissões de adolescente, da atriz e escritora Maria Mariana. Baseada nos diários da autora, a peça homônima teve sucesso estrondoso. Lotos teatros de todo o país, virou série de TV nos anos 1990 e transformou-se em livro, com mais de 200 mil exemplares vendidos.
O livro conta várias histórias tabus para os adolescentes: o primeiro beijo, a primeira transa, as drogas e até mesmo a relação com os pais e a importância dos amigos. 
Meu primeiro contato com confissões de adolescente foi em 2011 quando comecei a pesquisar sobre a atriz e cantora Sophia Abrahão, ela participou da peça em 2009. Mas só comprei o livro depois de assistir ao filme, que estreou em  janeiro de 2014. Fui ao cinema assistir e o filme e me apaixonei, de certa forma mudou a minha vida, não pelas história que conta nele, pois são coisas que meus avós passaram e meus pais passaram, eu estou passando e meus filhos vão passar, mas pelo modo que contaram isso, em uma linguagem dos adolescentes e para os adolescentes. 
Quando comprei o livro estava com uma expectativa enorme, por causa do filme, e me decepcionei muito. Li o livro em 20 minutos, e nesse tempo tive a impressão de estar lendo um roteiro de teatro. A história não tem uma continuidade como no filme e isso me incomodou um pouco. Mas o quer mais me irritou foi o fato de nenhum personagem ter nome. O livro todo são chamados de: "Pai" "Amiga 1, 2 e 3", o que fez parecer ainda mais um roteiro. 
Indico que assistam ao filme, mas não recomendo o livro. Dei 3 estrelas e 1 coração. 





Deixe um comentário

Poste seu comentário!