Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 414
Gênero: Juvenil

Resenha por: Luísa
Nota★★★★ + 

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo pra se livrar da opressão; E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
(A resenha irá conter spoiler por ser o último livro da série e eu tenho que desabafar)
Na última frase do livro "Em chamas", Katniss descobre o que o Distrito 12 não existe mais, por conta de um bombardeio causado pela Capital. Agora ela está em processo de adaptação em sua nova casa, o Distrito 13, que desde o começo me parecia muito estranho por conta de sua constituição, todas as regras eram rígidas de mais para um lugar onde viviam apenas os "rebeldes". 
Ser o último livro da trilogia não diferenciou muito "A esperança" dos outros dois, ele começa bem parado nas 100 primeiras páginas e depois agita com a história de Katniss aceitar ser o Tordo e nas gravações dos pontoprops, que são pequenos vídeos em que, por uma manipulação de rede vão ao ar, onde os habitantes dos Distritos são influenciados em relação à guerra. 
Porém os rebeldes não foram os únicos a fazerem vídeos, na Capital também houve gravações, e o "Tordo" deles era Peeta, que estava sendo torturado. Depois que perceberam que Katniss estava abalada com o modo em que estão tratando Peeta, os rebeldes resolvem "resgata-lo" da Capital, e descobrem que por um processo de telessequestro (uso do veneno de teleguiadas), a memória de Peeta foi alterada, e agora ele simplesmente odeia Katniss (doeu digitar isso)
Em minha opinião este é o melhor livro da trilogia, não só por causa da guerra que finalmente aconteceu, mas porque ele mexeu comigo, tive uma relação de amor e ódio com a Suzanne durante a leitura, principalmente no final do livro (que ainda não entrou na minha cabeça). Simplesmente não consigo acreditar que a causadora de toda a trilogia, Prim, morre (?). Também não aceito o fato de a autora me fazer venerar o Distrito 13 para absolutamente nada, na verdade para a presidenta ser a verdadeira vilã da história. As cenas da guerra me corroeram por dentro, principalmente no momento em que os aerodeslizadores atacam o hotel no Distrito 8 e quando o presidente Snow usa um escudo de crianças pra se proteger na Capital. 
O final compensa todo o sofrimento que passei durante o tempo em que li, finalmente o monopólio da Capital e os Jogos Vorazes acabaram.  Também fiquei muito feliz por Katniss e Peeta terem se acertado e formado uma família. 

Dei 5 estrelas e 3 corações, além da minha maior resenha em todo esse tempo, o livro realmente merece.   


Deixe um comentário

Poste seu comentário!