A importância da leitura na infância
É muito importante incentivar as crianças, desde a mais tenra idade, o gosto pela leitura.
Os primeiros contatos requerem auxílio de um leitor, que pode logo em seguida, deixar que a criança manuseie o livro, observe seus desenhos, letras e deixe que faça sua "pseudoleitura". Pode-se oferecer diversas obras, sempre observando se ela é apropriada à idade e aos interesses das crianças. Existem livros de todos os tipos: os que vão para o banho, os que são almofadas ou travesseiros, os que têm quebra-cabeças, jogos e outros.
Através do hábito da leitura, as crianças descobrem o mundo e a si mesmas, aumentam seus conhecimentos e vocabulário, desenvolvem mais a capacidade de imaginação, tornando-se mais criativas.
Ao crescerem terão mais facilidade de se expressar, tanto verbalmente, quanto na escrita, que também não apresentará tantos erros ortográficos e terá mais criatividade e coerência.
É importante destacar que os adultos devem estimular, mas não forçar a criança a entrar no mundo da leitura, porque só se forma um leitor quando ele sente prazer. É aí que os professores e professoras desempenham um papel muito importante! Ler apenas para propor atividades, projetos ou sequências pedagógicas, ler por que é necessário fazer um trabalho depois, acaba, muitas vezes, por tornar a leitura enfadonha, por ser uma obrigação. Não quero dizer que nunca se possa fazer isto, mas que os professores estimulem mais a leitura deleite, oferecendo diversos gêneros, estimulando e deixando que os estudantes se apropriem cada vez mais do universos dos livros! 
 No caderno "O peixeiro", do Jornal Agora, páginas 4 e 5, você pode saber mais :
Para ler a reportagem clique aqui.






Deixe um comentário

Poste seu comentário!