Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 512
Gênero: Juvenil

Resenha por: Luísa
Nota: ★★★★ +  

Uma escolha poderá destruir tudo! Mais uma inebriante e emocionante história, repleta de reviravoltas, corações partidos, romance e poderosas revelações sobre a natureza humana. Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, segundo volume da bem-sucedida série de distopia que conquistou os fãs de Jogos Vorazes e alcançou o primeiro lugar na disputa da lista dos mais vendidos do The New York Times, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama e a própria vida enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Insurgente é o segundo livro da trilogia distópica Divergente, ou seja, se você não leu o primeiro livro e não quer spoilers sobre o que aconteceu no final, não leia a resenha. 
Com o final bombástico do primeiro livro, onde após terminar a simulação criada por Jeanine com ajuda da Erudição e alguns Audaciosos, Tris e Tobias fogem para a sede da amizade, onde passam um tempo até decidirem o que fazer e para onde ir. É muito presente em toda a narração a aflição, o arrependimento e o trauma de Beatrice por tudo o que ela passou no ataque à Abnegação, onde ela perdeu seus pais e foi obrigada a matar um de seus melhores amigos, o que passou a ser enjoativo na metade do livro, já que a mesma nem ao menos conseguia segurar uma arma em meio a uma guerra. 
Contudo, o personagem Quatro passou a ser mais trabalhado pela Veronica e, em vários momentos do livro, percebi que ele estava deixando de ser um personagem secundário onde sua única razão no livro era ser o par romântico da protagonista. 
O livro transborda ação desde as primeiras páginas. As cenas detalhadas de lutas e simulações quebraram um pouco os muitos diálogos presentes em Divergente. Outra coisa que também foi mais explorada neste segundo livro foram as outras facções já que algumas delas, como a Amizade, a Franqueza e a Erudição, estiveram mais presentes de uma forma mais direta do que em simples histórias contadas. 
O final de Insurgente é completamente inesperado, pelo menos eu não esperava o que aconteceu nas últimas páginas e isto me deixou muito ansiosa e angustiada para ler a continuação e descobrir o que aguarda os personagens neste encerramento da história. E embora já tenha lido alguns spoilers sobre Convergente, no lançamento, espero não me decepcionar tanto quanto estou me preparando. 
Minha nota para Insurgente foi 5 estrelas e 3 corações pela inovação e criatividade da autora. 


"- Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva." 


4 Comentários

  1. A série Divergente é de arrancar uns fios de cabelo de tão ansiosas que ficamos com o final de cada livro. É louco pensar que tudo numa história pode ruir ou mudar em tão poucas páginas, né? Boa sorte com Convergente! Sem dúvidas, é um bom livro. Mas, acredito que você irá perceber que a autora se perdeu um pouco sem saber em que momento deveria colocar um ponto final na saga. Se eu fosse editora, cortaria alguns capítulos e ficaria mais feliz. hehehe (sem dar spoilers)

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li alguns spoilers quando a trilogia foi finalizada, 100% não preparada para o final de convergente mas.... seja o que Deus quiser.

      Excluir
  2. Eu ainda não consegui terminar Insurgente, estou tentando desde o final do ano passado, mas tá difícil. No primeiro livro a leitura fluiu bem rápido, mas nesse está impossível. Vou tentar continuar nesses próximos meses. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também demorei bastante para ler, abandonei ele por um tempo, mas retomei a leitura para ver o filme e gostei bastante, mas por incrível que pareça eu achei as pequenas mudanças do filme muito mais legais! Depois quero ler sua resenha, para saber o que achou!

      Excluir

Poste seu comentário!