Autor: Rosane Castro
Editora: Libretos
Ano: 2013
Páginas: 24
Gênero: Literatura Infantil

Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 



Ijó é um menino curioso, que gosta de ouvir histórias, de tocar tambor e de dançar. Um dia, Ijó perguntou ao seu querido avô como ele havia conseguido guardar aquela montanha de histórias na sua cabeça. Se você gosta de ler, vai ficar encantado com os segredos e a magia das histórias de Okán. Venha navegar neste mar, neste livro cheio de aventuras.
No sábado, 07/03/15, tive o prazer de escutar a história "Batidas de Okàn" da própria autora, Rosane Castro, durante a realização da hora do conto, atividade promovida por uma livraria da minha cidade. Foi maravilhoso! A Rosane, além de escrever, conta, canta e encanta quem a escuta. 
O livro mostra um menino, o Ijó, que é muito curioso e que, num final de tarde, sobe numa árvore para assistir ao movimento dos homens que, em círculo, tocavam seus tambores. Ijó se equilibrava e observava, esperando o momento de se unir aos demais. Ijó ouvia encantado as histórias de seu avô, histórias vindas do "mar de memórias e de sentimentos". Lembranças do tempo de outrora...
É lindo o momento em que o avô de Ijó quer ensiná-lo a tocar o tambor! E nesta hora também conta uma história, que o ajuda a tocar. Depois ele para de tocar para dançar e sua mãe, que o observa, tem a certeza de ter escolhido o nome certo a seu filho. Vocês sabem por quê? Vou deixá-los ler e descobrir!
As suas ilustrações,  feitas por Monika Papescu, são lindíssimas e a Rosane nos contou que, ao fazê-las, ela usou muito mais que papel e tinta. Usou couro, tecido, elástico de cabelo de sua filha... É de uma sensibilidade sem igual!
O livro também traz informações preciosas sobre diversos tipos de tambores, incluindo o tambor de sopapo, que é da nossa região. Tudo isso, fruto de uma pesquisa cuidadosa. 
Um ótimo livro para ler aos estudantes e que contempla a  lei Nº 11.645, de março de 2008,  sobre a inclusão da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. 
Um verdadeiro presente que Rosane Castro compartilhou conosco! Aproveitem!
Ah! E olhem o vídeo! Ela ainda nos deixou um pouco do seu coração...  Guardei comigo, viu, Rosane?






Deixe um comentário

Poste seu comentário!